Educação

19:45 0 Comments

CONTOS DA RÁDIO
A edição 2019 de “Contos na Rádio” com o conto dos alunos da escola de Nogueira.
Integrada na Semana da leitura, os “Contos na Rádio” são uma iniciativa das escolas do 1º Ciclo e dos Jardins de Infância do Agrupamento Pintor José de Brito que conta com a colaboração da Associação AoNorte e da Rádio Alto Minho.
A ação, que faz parte do Plano Nacional de Leitura (PNL) pretende promover a leitura, através de um envolvimento ativo das crianças.
A partir dos contos escritos pelas crianças das escolas do agrupamento foram registados os áudios.
ANO:2019




CONTOS DA RÁDIO
A edição 2018 de “Contos na Rádio” com o conto dos alunos da escola de Nogueira.
Integrada na Semana da leitura, os “Contos na Rádio” são uma iniciativa das escolas do 1º Ciclo e dos Jardins de Infância do Agrupamento Pintor José de Brito que conta com a colaboração da Associação AoNorte e da Rádio Alto Minho.
A ação, que faz parte do Plano Nacional de Leitura (PNL) pretende promover a leitura, através de um envolvimento ativo das crianças.
A partir dos contos escritos pelas crianças das escolas do agrupamento foram registados os áudios.
ANO:2018



O PESCADOR DE HISTÓRIAS
No decurso dos 2.º e 3.º períodos do ano letivo de 2015-2016, os Jardins de Infância e as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Pintor José de Brito mobilizaram-se para mais uma edição dos “Contos na Rádio”, desta feita subordinada ao tema “O Mar” e intervindo ao nível da literacia da leitura e da literacia dos media.
Além da escrita dos contos, seis, no total, sua locução por crianças de várias idades para gravação áudio e transmissão pela Rádio Alto Minho, por altura da Semana da Leitura, os estabelecimentos de educação e ensino, em parceria com a Associação AO NORTE, encetaram processos conducentes à elaboração de um vídeo sobre o respetivo conto, envolvendo as famílias e recorrendo a diferentes jogos dramáticos: dramatização; improvisação e conto com imagem; conto com adereços ou recursos naturais do meio envolvente; recursos físicos das escolas e cenários construídos com as crianças, assim como respetivo guarda roupa e adereços.
O trabalho realizado, recheado de momentos de verdadeira alegria e aprendizagem pela ação concreta sobre a linguagem cinematográfica, não só potenciou o desenvolvimento de competências literácitas no âmbito de linguagens que habitualmente pouco integram o currículo escolar como possibilitou a emergência de produtos que traduzem a qualidade da parceria estabelecida com a AO NORTE e a atitude do Agrupamento Pintor José de Brito tendo em vista a criação de condições facilitadoras da construção de aprendizagens significativas pelas crianças envolvidas.
ANO:2016


NO MAR UM CANTINHO E UM GOLFINHO
Nas ondas da rádio os contos do mar surge na sua 2ª edição e é uma iniciativa conjunta dos Departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º CEB do Agrupamento Pintor José de Brito, um projeto que promove aprendizagens significativas pela diversificação de estratégias e de contextos de aprendizagem. Esta iniciativa levou os alunos a experienciar situações no mundo dos Media, nomeadamente do áudio e do vídeo e teve como parceira a Associação AO NORTE. O resultado foi uma mostra radiofónica onde toda a comunidade participou ouvindo os Contos Na Rádio Alto Minho e histórias audiovisuais ilustradas pelos alunos. Esta foi a estratégia de topo para o reforço daquilo que é um dos nossos grandes objetivos, “Dar voz às Crianças”, pois assim acontece a sua participação cidadã. 
ANO:2013


CONTOS NA RÁDIO
Ao longo do 1º e 2º períodos do ano letivo 2011-2012, todas as crianças dos Jardins de Infância e do 1º CEB foram envolvidas no Projeto “Contos na Rádio”, integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento Pintor José de Brito. Tratou-se de mais uma iniciativa conjunta dos Departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º CEB, numa perspetiva de articulação curricular entre níveis de educação diferentes. Com este trabalho preconizou-se a promoção e o desenvolvimento da leitura, através de um envolvimento ativo das crianças na sua consecução, recorrendo diversificação das estratégias e dos contextos de aprendizagem. O projeto desenvolveu-se em parceria com a Associação AO NORTE e a Rádio Alto Minho. No mês de Janeiro, nos sete estabelecimentos, foram criadas histórias diversas, abordando temas como a saúde, o ambiente ou a “crise” que grassa em Portugal e que se repercute, sobremaneira, nas vivências do quotidiano das famílias das crianças que dão alma ao APJB. As metodologias de trabalho utilizadas foram variadas, mas sempre assentes na partilha de ideias, em coletivo de grupo/turma. Os múltiplos momentos das várias histórias foram também ilustrados pelas crianças.Estas histórias foram gravadas e arranjadas sonoplasticamente por uma equipa da AO NORTE para que, durante a Semana da Leitura (entre 5 e 9 de Março), pudessem ser transmitidas pela Rádio Alto Minho. Então, ao longo destes dias, s 10h30m, todos os rádios das escolas e dos jardins de infância foram sintonizados em 97.0 FM para que todas as crianças pudessem ouvir as produções conseguidas. Em muitas casas de família e em muitos empregos procedeu-se da mesma forma, pois todos os membros disponíveis das famílias queriam partilhar da alegria das crianças. O trabalho escolar das crianças saiu verdadeiramente dignificado. A criação de condições para que a sua voz entrasse no espaço público alargado terá contribuído, quiçá, para que alguns adultos ainda pouco atentos reconhecessem a importância da participação das crianças.Esta participação e o imperativo da sua consecução na nossa comunidade faz-nos lembrar as palavras, já com algum tempo, de uma amiga recentemente partida do nosso convívio:
ANO:2012

MILA E OS ESPÍRITOS DAS ÁRVORES
Essa história será desenvolvida de modo a criar um guião, ponto de partida para o registo das imagens e sua posterior montagem. No decorrer das sessões, alunos e professores terão uma participação activa, desde a criação do guião, passando pelo casting para selecção dos actores, distribuição de tarefas, criação de adereços, etc.
Com um ponto de partida tão interessante iniciámos a discussão da ideia. Ou das ideias, pois foram tantas as que apareceram...
Da árvore surgiram então quatro epíritos: a Anita Folha-Catita, o Barnabé Tronco-de-Pé, a Luzia Seiva-Fria e oAssis Luíz-da-Raíz.
Estes fantásticos seres vão ajudar uma menina, a Mila, a resolver as suas desavenças com os colegas da escola...mas em troca vão-lhe pedir um grande favor!
ANO:2007



JOÃOZINHO VAI A VIANA
Com o objectivo de permitir o contacto com a linguagem audiovisual, a Associação Ao Norte propõe às escolas a participação nas Histórias na Praça. Esta iniciativa permite que uma turma interessada na gravação de um videograma (uma ficção, um documentário, uma reportagem, uma entrevista, etc.) apresente essa proposta e se candidate à sua realização.
Metodologia: Com as turmas seleccionadas, o trabalho pedagógico e a gravação das ideias a trabalhar são orientadas pelo realizador Pedro Sena Nunes, acompanhado e apoiado por um operador de câmara, um técnico de som e um técnico de montagem. A filmagem tem como cenário natural a Praça da República e decorre no horário previamente acordado com a Escola. Os primeiros trinta minutos destinam-se a discutir com a turma o trabalho e a sinopse previamente elaborados na escola, e a planificar a jornada de trabalho. Segue-se o período de filmagens que terá uma duração de três horas. A última fase destina-se ao visionamento do trabalho gravado, ao esboço da montagem e ao balanço do trabalho realizado.
ANO:2002