Apresentação

19:20 0 Comments


INFORMAÇÃO SUMÁRIA DE NOGUEIRA

Padroeiro: S. João Baptista.
Habitantes: 922 habitantes (I.N.E 2011) e 891 eleitores em 05-06-2011.
Sectores laborais:Agricultura, comércio e construção civil.
Tradições festivas:Festa de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, Festa de Nossa Senhora do Rosário de S. Cláudio, e Festa de São João Batista.
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja Românica de S. Cláudio e Igreja Paroquial, Túmulos romanos e Penedo da Moura.
Gastronomia: Cabrito.
Artesanato: Bordados Regionais e arte em cantaria.
Colectividades: Clube de Futebol de Nogueira, Associação Cultural e Desportiva Nogueirense e Grupo de Cantares "A voz do Lorente".


ASPECTOS GEOGRÁFICOS DE NOGUEIRA

Nogueira é uma freguesia do concelho e distrito de Viana do Castelo, algo extensa e tem por vizinhas as freguesias de Amonde e Vilar de Murteda, a norte; Meixedo a leste; Torre a sudeste; Cardielos a sul e Outeiro, Perre e Portuzelo a ocidente. Tem por orago São João Baptista e é uma freguesia essencialmente agrícola, apesar de grande parte da população se dedicar, desde há muito tempo, à construção civil, mais propriamente à construção de estradas. O seu topónimo deriva da árvore de fruto com o mesmo nome, talvez por, em tempos muito remotos, ser aquele um lugar de passagem no qual existia uma evidenciada nogueira marcando o caminho.




RESENHA HISTÓRICA DE NOGUEIRA


Nogueira é detentora de um riquíssimo valor do ponto de vista arqueológico. Na serra da Aguieira, encontra-se o Castro e Castelo de São Martinho, fortificação das épocas castreja, romana e medieval. Da Idade do Ferro e da época Romana restam vestígios de muralhas pétreas e de um fosso, assim como de algumas casas. Foram achados variados objectos durante as escavações e investigações, tais como: tégula, ímbrex, dois fragmentos de "sigillata hispânica" da romanização, assim como algum material castrejo composto por panelas com asa interior, púcaros e potes. Também da época romana, evidenciando a actividade mineira, foram encontradas pequenas picaretas e lâmpadas de barro que podem ser as tão características lucernas romanas, (ver: Proto-História e Romanização - Carlos A. Brochado de Almeida, Viana, 1990).
Na Idade Média, foi assente um Castelo, ali no cerro, pelas suas vantagens geográficas do ponto de vista estratégico-militar.
Da época proto-histórica foram achadas, em meados deste século, pelo arqueólogo Coronel Afonso do Paço, gravuras rupestres no Penedo da Moura.
A tradição popular faz alusão à existência de um antigo convento, desaparecido, na chamada "Bouça das Freiras". Este assunto suscita tantas dúvidas quanto à sua origem como à sua existência. No entanto, são ali visíveis restos de "construções soterradas" assim como duas sepulturas cavadas na rocha, de cronologia alto-medieval.
Do ponto de vista eclesiástico, Nogueira integra desde 1836 a então exímia freguesia de São Cláudio de Nogueira. A sua designação nos finais do século XIX era de "Nogueira e São Cláudio". Situada no lugar do Outeiro, a igreja românica de São Cláudio está classificada, desde 1910, como "Monumento Nacional", pois, apesar das suas modestas dimensões, conserva preciosos testemunhos dos primórdios arquitectónicos do românico beneditino, datável de meados do século XII. No lado direito da porta principal, encontra-se uma inscrição datada de 1201, alusiva à consagração da igreja pelo bispo de Tui, D. Pedro Mendes.
Ainda no que diz respeito à história da Freguesia, no Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, pode ler-se textualmente:
«Em 1258 a igreja de São João de Nogueira figurava entre as igrejas do bispado de Tui situadas no território de Entre Lima e Minho.
Em 1320 foi taxada em apenas 70 libras, como se encontra registado no Livro Branco da Sé de Coimbra (fls. 22v-25v). E, em 1546, no Memorial feito pelo vigário da comarca de Valença, Rui Fagundes, durante o arcebispado de D. Manuel de Sousa, foi avaliada em 23 réis.
No Censual de D. Frei Baltasar Limpo (1551-1581), elaborado para apuramento da situação canónica dos benefícios eclesiásticos da comarca de Valença, São João de Nogueira vem mencionada como sendo da apresentação de padroeiros.
Refere também este mesmo documento que o arcebispo D. Diogo de Sousa havia confirmado a doação do padroado desta igreja feita por várias pessoas a João Rodrigues Vieira, de Viana, a quem passara a competir a apresentação.»

(http://www.nogueira-meixedo-vilardemurteda.com/)